Termo de abertura do projeto – v3

Nome do projeto

Eventin – networking em eventos

Versão para download: Termo de Abertura do Projeto – Eventin – v3

Controle de Versões

  • Versão 1: versão inicial do Termo de Abertura de Projeto.
  • Versão 2: versão atualizada com adição de Partes Interessadas, Custo Estimado e alteração de título “Produto e principais requisitos” para “Escopo e principais requisitos”.
  • Versão 3: atualiza a gestão do custo adicionando o orçamento total para o projeto. Adiciona a gestão dos recursos humanos, especificando os papéis e responsabilidades de cada membro e adiciona a gestão da qualidade do projeto.

Objetivo do documento

Este documento tem como objetivo formalizar o início do projeto e contém as informações necessárias para o entendimento do projeto, fornecendo uma visão macro do produto a ser desenvolvido.

Autores

Pedro Pereira

Jully Anne

Matheus Ribeiro

Justificativa

Os eventos profissionais (feiras, palestras, workshops, exposições, treinamentos, conferências, conversas, etc.) são grandes oportunidades de aprendizado e conexão entre pessoas com interesses em comum. Porém, não é fácil encontrar pessoas que trabalham na mesma área de atuação e, mesmo encontrando esses profissionais, nem sempre serão as pessoas certas para compartilhar ideias e experiências. Além disso, esse “match” entre interesses e pessoas acontece de uma maneira não muito efetiva, pois necessita de habilidades de comunicação específicas que algumas pessoas não detêm. Isto gera uma frustração e pouco engajamento em eventos profissionais, prejudicando os participantes e os organizadores de eventos profissionais. Isso, portanto, revela que o organizador também possui problemas de engajamento e segmentação de público alvo dos eventos. De acordo com a ABEOC (Associação Brasileira de Empresas de Eventos), em 2013, foram realizados 590 mil eventos no Brasil, gerando uma movimentação de R$ 209 bi. Porém, nesse mesmo mercado, ainda não existe nenhuma solução brasileira que propõe auxiliar desde a organização até a conexão entre profissionais nos eventos. O Eventin quer atuar ajudando na resolução desse problema de gestão de eventos profissionais e de socialização entre profissionais.

O Eventin é o macroprojeto que possui duas partes principais: a gestão de eventos profissionais e o networking de profissionais. A primeira parte, voltada para o organizador de eventos, será desenvolvido em outro momento a partir de outro Termo de Abertura de Projeto, para que as entregas aconteçam no tempo previsto no escopo do projeto, que é de 3 (três) meses.

 

Objetivos SMART- Specific, Measurable, Assignable, Realistic and Time-Related

Utilizando-se do conceito MVP (Minimum Viable Product) para guiar o desenvolvimento, o objetivo do projeto é criar um aplicativo que conecta profissionais em eventos, a fim de contribuir no compartilhamento de ideias e experiências. Os critérios de sucesso do projeto são:

  • Cadastro prévio de eventos profissionais que acontecerão na cidade de São Paulo;
  • Busca por eventos próximos sem necessitar de cadastro prévio no aplicativo;
  • Check-in em eventos profissionais a partir do usuário cadastrado e logado;
  • Mostrar perfis de outros usuários que deram check-in no evento e permitir a conversa em tempo real no aplicativo;
  • Experiência do usuário (UX) refinada que proporcione uma rápida e fácil utilização;
  • Interface do usuário (UI) intuitiva, agradável e limpa (clean design);
  • Segurança nas transações e armazenamento das informações dos usuários;
  • Aplicação escalável.

 

Escopo e principais requisitos

O produto deste projeto consiste em um aplicativo para smartphones que será disponibilizado para os sistemas iOS e Android e busca promover a conexão entre pessoas que desejam se conhecer nos eventos profissionais. Além dos conceitos de prototipação evolutiva e rápida, o Design Thinking será utilizado no projeto como modelo mental para guiar o processo de resolução de problemas que vai desde o entendimento das necessidades das pessoas até a prototipação e teste.

Dado esse contexto, é necessário que o produto gerado do projeto seja acessível por smartphones e ou tablets. Uma das entregas consiste no feedback dos usuários que testaram o aplicativo, afim de que haja uma efetiva validação da hipótese testada.

 

Equipe do projeto

Participante Papel desempenhado
Pedro Pereira Gestor do projeto
Matheus Ribeiro Desenvolvedor back-end
Jully Anne Motta Desenvolvedor front-end

 

Papéis e responsabilidades da equipe (RH)

Jully Anne Motta:

  • Papel: Desenvolvedora front end, Sócio fundadora da empresa Eventin, Gerente e Desenvolvedora.
  • Autoridade: Possui autoridade igualitária na tomada de decisão.
  • Responsabilidade: Gerir novos negócios e novas ideias, implementar e arquitetar a API, integrar serviços com front end, desenvolver layouts.
  • Competências: JAVA, Javascript e frameworks, Enterprise Application Platform, JBoss BPM suit.

Pedro Pereira:

  • Papel: Gestor do Projeto, Sócio e Fundador, Gerente e analista de negócios.
  • Autoridade: Possui autoridade igualitária na tomada de decisão.
  • Responsabilidade: Gerir novos negócios e novas ideias, analisar mercado e suas variações, criação de regra de negócios para o produto e direcionamento do produto em relação ao mercado.
  • Competências: JAVA, Docker, Microservices, Metodologia ágil, Javascript, ferramentas e processos de desenvolvimento front-end e back-end, marketing, comunicação, design.

Matheus Ribeiro:

  • Papel: Gestor do Projeto, Sócio e Fundador, Gerente e analista de negócios.
  • Autoridade: Possui autoridade igualitária na tomada de decisão.
  • Responsabilidade: Gerir novos negócios e novas ideias, implementar e arquitetar a API como produto, desenvolver a aplicação back end e o banco de dados.
  • Competências: JAVA, SQL.

Estrutura Hierárquica: A empresa consta no momento com três integrantes, todos se comunicando mutuamente sobre as mudanças ocorridas no produto e sobre inclusão de novos parceiros. Na tomada de decisões de negócio, deve existir mutua conformidade nas decisões, pois todos possuem partes igualitárias da empresa.

Contratações: Novas contratações serão levadas em consideração assim que se mostrar necessário.

Localização: Como a empresa, durante a fase de desenvolvimento, não possui um local, o trabalho será feito em home office. A partir do momento em que a empresa se tornar física, o local poderá ser utilizado sem a necessidade de um Dress Code, possibilitando os membros a usufruir do espaço, servindo-se de qualquer traje, sem sua proibição.

 

Qualidade

Para garantir a qualidade do projeto, será usado um modelo de desenvolvimento pautado na integração contínua e nos testes automatizados. Ao final do ciclo de desenvolvimento de cada sprint do Scrum, será reservado um tempo para apresentação das features e testes com potenciais usuários.

A aplicação será feita em um ambiente de desenvolvimento multiplataforma e os testes com o usuário serão feitos em todas as plataformas, a fim de garantir a consistência da aplicação. Além disso, a segurança do ambiente de teste e do aplicativo serão rigorosamente monitorados e passados por auditorias de um membro da equipe para garantir que nenhuma informação seja perdida ou vazada.

 

Premissas

Eventin tem como premissa facilitar o networking, gerando assim um aumento de trocas de conhecimento e rede de contatos profissionais. Ele deve ser um aplicativo com boa usabilidade e utilidade, sendo fácil de manipular e com funções que sejam úteis para gerir relações e encontrar as pessoas dentro desses eventos, facilitando assim a relação interpessoal com equipes distintas.

 

Restrições

  • Sem orçamento para divulgação e publicação do aplicativo
  • Poucos membros para desenvolvimento ágil e efetivo do projeto
  • Prazo curto (três meses) para realização do projeto
  • Pouco conhecimento de desenvolvimento

 

Custo Estimado

  • Hospedagem / Servidor: R$1.000,00/mês
  • Domínio: R$30,00/ano
  • Lançamento do produto nas redes sociais R$500,00
  • Desenvolvedor Backend (DevOps): R$7.000,00/mês
  • Desenvolvedor Frontend: R$5.000,00/mês
  • Serviços e ferramentas auxiliares a marketing e desenvolvimento: R$100,00/mês
  • Salário para gerente de Marketing: R$8.000,00/mês
  • Salário para administrador de finanças: R$9.000,00/mês
  • Salário para área jurídica: R$9.000,00/mês

Custo total: R$ 120.300,00

 

Partes Interessadas do Projeto

  • Público em geral interessado ou potencialmente interessado em networking
  • Potenciais empresas que investem em eventos de networking
  • Potenciais patrocinadores do projeto
  • Equipe do projeto

 

Riscos

  • O aplicativo não realizar melhorias efetivas no networking
  • Falta de interesse dos potenciais usuários
  • Entrega de protótipo com algumas falhas devido ao prazo curto
  • Entrada de concorrentes no ramo
  • Desmotivação dos membros do projeto

 

Marcos

  • Modelagem do produto: até 15/09
  • Desenvolvimento e prototipação: até 04/10
  • Testes de desenvolvimento e com o usuário: até 13/10
  • Entrega da versão alpha: até 01/12

 

24 de outubro de 2017

Leave a reply